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set 11th

Vai falar para quem?

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*Luana Weitzel

“É o seguinte, gente: eu tô fora da mídia há um tempo. Tem três semana que ninguém fala de mim e eu tô querendo voltar para a mídia. Como é que faz?” O questionamento do parlamentar no vídeo ‘Deputado’, do canal ‘Porta do Fundos’, talvez tenha saído de sua boca ou entrado no seu ouvido, seguido de um frio na espinha, se você atua na área de relacionamento com a imprensa. O esquete, de forma lúdica, personifica a ansiedade dos clientes e as peripécias de assessores que querem atingir apenas metas.

Mas será que vale a pena sair na imprensa com foco inadequado? A resposta é:

Sim, se o seu objetivo é mostrar o quão poderoso é o seu ego.

Não, se você vê a comunicação como uma ferramenta estratégica para o crescimento e posicionamento correto de seu negócio na mídia.

Para você que busca resultados na imprensa que agreguem valor para a sua empresa, procure uma assessoria de imprensa disposta a desenvolver uma visão de 360 graus do seu empreendimento e saiba linkar sua área de atuação com setores correlacionados. Como por exemplo, trabalhar um negócio de educação nas editorias de negócios e comportamento. Tudo dependerá do foco do texto.

Já os Relações Públicas devem ter coragem para desmistificar o conceito de que uma boa assessoria de imprensa deve ter um grande volume de clipping – matérias publicadas sobre a conta – e educar seus clientes de que uma comunicação eficaz não está atrelada à quantidade, e sim ao impacto dos veículos que nos quais ele saiu. Ou seja, não adianta sair em 10 publicações, se 7 são jornais de bairro e se sua meta é alcançar investidores-anjo. Tão pouco divulgar uma empresa voltada para o público C, que quer alcançar mais usuários, sair no Valor e na Exame PME.

Por isso, sempre antes de exigir que sua assessoria faça um texto ou quando receber de seu cliente uma sugestão de tema para pauta, pergunte-se: ‘por que?’ e ‘para quem?’ Essas duas perguntas é que validam a relevância da notícia. A primeira, por indagar o porquê  divulgar determinado assunto e seu interesse para os leitores, internautas e telespectadores. Já a segunda, por questionar para quem tem importância este tema e consequentemente as mídias que estas pessoas consomem. É essa visão que transforma a mídia em uma ferramenta aliada a seu negócio.

 

*Luana Weitzel é diretora de relacionamento da LaPresse e acelerada no programa internacional 10,000 Women

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