“Conteúdo é rei”. Você com certeza já ouviu essa frase e se for da área de marketing digital deve soar como um mantra. Esse termo, na verdade, foi título de um artigo “Content is King”, escrito por Bill Gates, em 1996.
Por ter sido escrito no século passado, a visão de Gates toma pra mim um tom de profecia, sobretudo pelo que era a internet na década de 1990. Gates faz um paralelo com a revolução promovida pela criação da televisão. Essa criou inúmeras indústrias, incluindo a fabricação de televisores, porém, os maiores ganhadores dessa era foram os que entregaram informação e entretenimento. Da mesma forma, disse Gates, o conteúdo seria forma da qual esperava que o dinheiro real seria feito na web.
O fundador da Microsoft acertou em cheio. Pouco depois surgiu o Google que se tornou um gigante global graças a organização do conteúdo e a hegemonia da publicidade na internet. Hoje, o conteúdo é mais do que Rei. É um reino que se divide em muitas áreas e funções e uma delas é a função de marketing para empresas de todos os portes e setores.
O marketing de conteúdo é uma forma de atrair a atenção e criar uma relação entre seu público e sua marca. Um exemplo disso pode ser ensinar receitas se seu negócio for na área de gastronomia. O Spoleto, por exemplo, criou a websérie no You Tube “Parma em sua Casa”, na qual o chef italiano Gianni Carbonni ensina os espectadores a cozinhar os pratos do menu Sabores de Parma.
Ainda há outros canais que podem ser utilizados como ferramentas de marketing de conteúdo, como o blog. Ter um blog com um conteúdo abrangente sobre finanças é uma excelente forma de atrair e dialogar com empreendedores de micro e pequenas empresas para uma plataforma de gestão financeira como no caso da Startup Conta Azul .
A internet mudou muito desde quando Bill Gates escreveu seu artigo. Hoje, a quantidade de conteúdo na web é imenso. O dinamismo gerado pelas redes sociais seria inimaginável há pouco tempo. Mas, um hábito permanece: o das pessoas buscarem informação e entretenimento. E é isso que precisamos pensar quando quisermos atrair a atenção e dialogar com atuais e futuros clientes. Antes de pensar em tráfego, lead e conversões é preciso pensar em captar a atenção, estabelecer um diálogo. Nesse sentido, conteúdo é um reino.