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set 25th

Como se tornar uma fonte perfeita para o jornalista

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Por Jéssica Flausino e Luana Weitzel

Mais que sair em uma matéria, o empreendedor deve estar atento aos laços que uma entrevista pode trazer para a criação e fortalecimento da imagem de sua empresa na mídia. Esse processo começa na produção de conteúdo, que deve posicioná-lo como uma fonte que não só está à frente de um negócio como também tem total domínio do mercado em que seu negócio está inserido.

Para isso, vamos compartilhar com vocês como realizamos esse feito, que começa na seleção dos veículos que melhor atendem a necessidade de cada cliente para dar a real visibilidade ao seu negócio. É preciso ter em mente qual o melhor caminho, o melhor lugar e a melhor hora de “estar na mídia”.

O segundo passo é posicionar o cliente como expert de mercado, compartilhando seu conhecimento e experiência bem fundamentados. Esse discurso deve se manter na construção dos releases, artigos, notas e sugestões de pautas, bem como no follow, o contato telefônico com os jornalistas, e seleção de imprensa para convite de cobertura de eventos.

Desta forma, é possível veicular a maior quantidade possível de notícias positivas, e inclusive saber dizer não. Uma assessoria diferenciada sabe falar não ao cliente quando aquela idéia de pauta do empresário tem viabilidade quase zero. E também tem a capacidade de negar ao jornalista uma entrevista que, pela sua visão, pode ser comprometedora para o cliente.

O bom assessor de imprensa não esconde o assessorado, ele prepara o sujeito para falar com a imprensa, o assessor jornalista é aquele que ajuda o entrevistado, levanta dados, informações e não deixa que ele faça papel de bobo, diante de um repórter. Além de cuidar da imagem do cliente, a assessoria de imprensa também é a responsável por colaborar com o trabalho do repórter, facilitando o acesso entre o interesse do jornalista e da imprensa.

As relações entre o repórter e assessor de imprensa são complementares, ambas as funções têm características em comum, como a capacidade de improviso, criatividade, iniciativa e sociabilidade. Estes fatores são importantes para exercer qualquer papel dentro do jornalismo e estabelecer relações saudáveis nas atividades do dia a dia.  O bom profissional atua como consultor. Ele não vive de fazer elogios e nunca promete o que não pode cumprir. É sempre prudente desconfiar de garantias de capas de revistas ou manchetes nas primeiras páginas de jornais.

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