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fev 11th

Sete dicas para tirar seu planejamento de comunicação do papel

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Por Luana Weitzel*

 

O recesso de carnaval está chegando, mas, a mente empreendedora não para. Até nos momentos de lazer a gente tem insights de negócios, melhorias nos processos, novos mercados e por aí vai… E para te ajudar a aproveitar o ócio criativo dos próximos cinco dias, criei uma lista com sete atitude para te ajudar a tirar suas ideias do papel. Então, força na peruca e pé na tábua:

  1. Alinhe seus objetivos de comunicação com a sua estratégia de vendas e não terá erro! Assim, todas as sua ações estarão focadas no seu comercial. Mas, lembre-se que seus leads e clientes não consomem anúncios e sim conteúdo relevante;
  2. Envolva as áreas de marketing, comercial e produto/serviço no processo. Eles são seu canal direto com o público e te darão feedback valiosos de como sua empresa é vista pelos clientes;
  3. Eleja o que  é prioridade para o estágio do seu negócio. Assessoria de Imprensa é para quando se tem produto validado e público definido. Já o marketing de conteúdo vale para a fidelização de seus clientes atuais e a captação de novos. E Relações Públicas se tiver como foco o branding;
  4. Faça de suas redes sociais a vitrine de sua empresa, compartilhando rposts das páginas oficiais de seu negócio, entrevistas que concedeu para mídia e artigos de sua autoria. Além de gerar oportunidades de negócios, fortalecerá sua rede de contatos;
  5. Crie um cronograma de ações com o que será realizado, quando, quem é o responsável  e o status. Assim poderá analisar o retorno de cada atividade desenvolvida e elencar o que funciona com seu público;
  6. Dispa-se das métricas da vaidade e selecione o melhor canal de relacionamento  para atingir seu objetivo em comunicação, que pode ser uma rádio comunitária, uma sessão de degustação em um minimercado ou uma ação de marketing viral no youtube. O que importa não é o tamanho da ação e sim o impacto no público certo!
  7. Resultados estão ligados à continuidade, ou seja, escolhida a área que vai focar seus esforços realize as ações com periodicidade para colher frutos. O sucesso de uma ação não está no retorno rápido para sua marca e sim o quanto ela mantém viva a presença de sua empresa na mente de seu público-alvo.

Agora bote o corpo para mexer na folia e a mente para refletir sobre seus próximos passos.

 

*Luana Weitzel é jornalista com especialização em negócios pela Fundação Dom Cabral e CEO da LaPresse Comunicação

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