Hoje, eu, você e seu cliente vivemos em um mundo real-digital, pois consumimos produtos e vivenciamos situações concretas no mundo virtual. Tudo isso graças a tecnologia e seus frutos: ecommerces, portais de notícias, redes sociais, aplicativos e o que tem mais por vir. E é claro que isso influencia na estratégia de comunicação para seu negócio. Então, elencamos quatro dicas inovadoras para implementar no relacionamento da sua empresa com seu público-alvo:
1 – Deus ajuda quem online madruga
De acordo com dados do Reuters Institute for the Study of Journalism at the University of Oxford foi se o tempo que as pessoas começavam o dia lendo o bom e velho jornal. Dos países entrevistados essa margem era de no máximo 20%, na Finlândia, quanto a leitura de notícias online – em especial nos dispositivos móveis – chega a 40%!
E como aplicar isso ao seu negócio? Tenha uma versão mobile de seu portal e publique seu conteúdo institucional pela manhã pois é o horário que as pessoas estão mais dispostas a ler. Também não deixe de fora das práticas de assessoria de imprensa os portais e formadores de opinião do seu público na web.
2- As Redes Sociais são as novas agências de notícias
Segundo o Digital News Report 2016, pesquisa com mais de 50 mil internautas em mais de 26 países, 51% apontaram que as redes sociais são sua principal fonte de notícia, ou seja, usam os compartilhamentos de seus amigos como referência de leitura. E dentre os canais, o Facebook é o líder absoluto, com 12% dos entrevistados o apontando como sua rede de notícias principal.
Como isso, você, empreendedor deve: Estar presente no Facebook e também mapear qual rede social é mais interessante para seu negócio: Instagram, Snapchat, Twitter, LinkedIn e Pinterest. No nosso blog você confere as dicas de produção de conteúdo!
3 – Atenção ao Snapchat
Era uma vez um aplicativo para mensagens privadas de adolescentes. Com o volume de 10 bilhões de visualizações de vídeos por dia a plataforma hoje conta com a presença de grandes empresas de mídia como a BBC, CNN, Wall Street Journal e BuzzFeed.
Como implementar? Utilize a estratégia dos gigantes da comunicação e aposte no recurso “Snapchat Stories”, que permite criar vídeos mais longos reunindo fotos e vídeos individuais, cada um com até 10 segundos de duração.
4- Valorize a newsletter
O Digital News Report 2016 também pontuou que a newsletter são uma das principais fontes de leitura dos internautas, chegando a 20% do fluxo dos leitores nos Estados Unidos.
Como aplicar isso de forma inteligente? Tenha em mente que a função de uma newsletter é nutrir seus clientes sobre o universo do seu negócio, com tendências, repercussão na mídia, dicas e experiências de outros usuários. Inclua esse canal em sua estratégia e aproveite-o para aproximar você de seu público. Nele não há filtros de relevância como as redes sociais e um texto bem escrito e relevante terá um impacto devastador.
Dica de Leitura
Se você quer planejar sua estratégia de assessoria de imprensa, leia este post!
Agora, se já sabe onde quer chegar e deseja apenas potencializar seus resultados, confira nossas dicas e cases de sucesso.