Release. Press Release. Comunicado para a Imprensa.
Seja lá o nome que for, sua função é apenas uma: anunciar para a imprensa algo que seja interessante sobre você ou o seu negócio, e com isso despertar o interesse dos jornalistas em cobrir o assunto proposto, tornando a sua marca – empresarial ou pessoal – notada por seu público-alvo.
O formato desse material pode ser texto, áudio ou vídeo, sendo o primeiro mais usado no Brasil, acompanhado de fotos das pessoas, empresas, serviços ou produtos citados no release. Quanto mais completo for o pacote de informações apresentado à imprensa, melhor, pois facilita o processo de apuração e aprovação do jornalista.
Mas, atenção:
o material complementar deve estar em baixa resolução, para não lotar a caixa de e-mail do repórter , e um link para uma pasta no Google Drive, OneDrive ou Dropbox, com as sugestões em alta resolução.
Por tudo isso, o release é o coração do trabalho de Assessoria de Imprensa pois é a partir dele que a mídia e um grande público, que vai muito além do número dos seus seguidores nas redes sociais e seu banco de leads juntos, têm acesso às últimas notícias sobre você e o seu negócio.
Para você ter uma ideia, o portal Globo.com, recebe mais de 688 milhões de visitas por mês, segundo dados do SimilarWeb, ferramenta de Marketing Intelligence que analisa o tráfego de sites na internet.
Por ser uma ferramenta tão importante, ele deve ser bem escrito, pois os jornalistas são profissionais extremamente ocupados e respondem apenas às melhores propostas que recebem. Então, se você enviar um conteúdo abaixo da média, ele será excluído.
E para te ajudar a fazer bonito, eu vou te dar três dicas para a produção do seu release:
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Consuma o conteúdo dos veículos de comunicação que deseja ser entrevistado para construir um material que seja relevante para eles;
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Como identificar ângulos interessantes com os quais as pessoas se preocupam . Toda boa notícia deve ter um gancho;
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Insira dados de mercado que validem a sua proposta de pauta.
Apesar de sua alta eficiência, um release não pode ser considerado uma ferramenta de marketing garantida, porque enviá-lo um não significa necessariamente que ele será publicado ou repassado por todas as fontes de mídia que você gostaria que fosse. Por isso, é importante que você tenha um profissional ou agência especializada em Assessoria de Imprensa para te ajudar a alcançar altos resultados.