Por Luana Weitzel
Como uma boa jornalista, eu amo histórias. Fábulas, documentários, entrevistas, investigações… tudo me atrai. E foi por isso que escolhi essa profissão, para ser uma contadora de histórias de gente, do cotidiano. Por esse motivo, recebi a missão de dividir com vocês, durante essa semana, as melhores práticas de comunicação para startups e PME’s.
Hoje, vou apresentar três casos de estratégias de assessoria de imprensa que desenvolvemos para empreendedores de negócios em educação, como o Rodrigo Schluchting, do Estudo ao Vivo; comportamento, com Flavio Estevam, do Namoro Fake; cultura, com a Barbara Soledade e Luiz Calvão, do Livre.Ria. São histórias inspiradoras para você tirar seus pensamentos do papel e colocar sua estratégia em prática.
Case Estudo ao Vivo
O Grupo Estudo ao Vivo é detentor das startups Elo Concursos e a Exato Vestibulares – plataformas online de preparação para concursos públicos e vestibulares, e tinha como objetivo em comunicação aumentar a notoriedade de ambas a nível nacional, tanto no cenário da educação quanto no de empreendedorismo. O desafio era atingir dois públicos distintos. Para isso, demos o que havia de melhor para cada frente: para atrair os vestibulandos e concurseiros, trabalhamos matérias com dicas dos especialistas das plataformas para veículos especializados; e para as editorias de negócios, a performance das empresas, novos produtos e a trajetória empreendedora dos sócios. O resultado: foram mais de 50 matérias em veículos de grande audiência como a revista Exame PME, Folha Dirigida e Estadão.
Palavras do Empreendedor
“O resultado não poderia ser melhor: ganhamos maior visibilidade, conseguimos atingir mais clientes e também fechar novas parcerias estratégicas. De todo o nosso marketing, a assessoria de imprensa feita pela LaPresse tem sido um dos melhores investimentos.”
Rodrigo Schluchting, CEO do Grupo Estudo ao Vivo.
Case Namoro Fake
Uma das startups mais polêmicas do Brasil, a plataforma inovou ao oferecer a homens e mulheres a possibilidade de contratar uma pessoal real se passar por um(a) namorado(a) falso(a) no Facebook. A missão era gerenciar o relacionamento com a imprensa para gerar o maior número de matérias positivas e trabalhar o perfil empreendedor de seu idealizador, Flavio Estevam. Para executar essa tarefa, dividimos a estratégia de relacionamento com a imprensa em: gerenciamento de oportunidades, com media training pré-entrevista; divulgação de novos serviços, a cada produto e pacote lançado pela plataforma; e agenda de eventos, com as palestras, premiações e eventos que o empreendedor participou. Essa metodologia rendeu mais de 180 publicações no Brasil como Encontro com Fátima, Glamour, G1, e no exterior como ABC News, FoxNews e Mashable.
Palavras do Empreendedor
“Já concedi entrevista para centenas de veículos de mídias nacionais e internacionais e ter uma assessoria de imprensa junto comigo, desde o início do Namoro Fake, foi fundamental para o meu ótimo relacionamento com os jornalistas e imprensa.”
Flavio Estevam, CEO Namoro Fake
Case Livre.Ria
Idealizado pelo casal empreendedor Barbara Soledade e Luiz Calvão, o projeto cultural visa estimular o hábito de leitura no cotidiano dos cariocas e chamar a população para ocupação de espaços públicos. Nosso desafio era divulgar o evento nas editorias de cultura e comportamento do Rio e estimular os moradores da cidade a participarem. Para isso, estudamos o hábito de leitura do brasileiro, em especial dos cariocas, e o conceito de eventos disruptivos em espaços público para validar o conceito do Livre.Ria. O resultado foi a cobertura da Agência Brasil, G1, NOO – maior portal de comportamento da cidade -, O Globo, a indicação de programa para fim de semana no RJTV, telejornal da TV Globo, e mais outros 50 espaços.
Palavras do Empreendedor
“Graças à sinergia criada entre as duas empresas conseguimos ter uma grande repercussão do projeto na mídia, aparecendo nos principais veículos brasileiros e em alguns veículos internacionais, surpreendentemente!”
Luiz Calvão, coidealizador do Livre.Ria
Espero que esses exemplo te ajudem a criar uma estratégia adequada seu planejamento em comunicação! Aproveite e leia mais sobre como iniciar esse setor com:
- Leis básicas para planejar as ações em comunicação;
- Como Planejar a Comunicação de sua Startup em 2015, um manual para traçar as frentes de ação em comunicação de sua empresa;
- Assessoria de Imprensa para Startups, um guia prático para todo empreendedor se aproximar da mídia.
*Luana Weitzel é jornalista com especialização em negócios pela Fundação Dom Cabral e CEO da LaPresse Comunicação