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jan 30th

Paris 6 dá aula de empatia e fidelização através das redes sociais

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Engana-se quem pensa que o cuidado com o cliente deve ocorrer apenas da porta para dentro do seu estabelecimento. Já falamos em milhares de textos sobre a importância da comunicação como um todo, tanto interna, quanto externamente. Inclusive, mais recentemente, falamos sobre a comunicação como base de todo relacionamento, sendo ele profissional ou pessoal: http://www.lapresse.com.br/como-construir-um-ciclo-de-comunicacao-para-pme/

E o Paris 6  – aquele restaurante super bem falado que a minha namorada quer ir e eu nunca levo – mostrou que está atento não apenas a necessidade, mas também ao bem-estar de seus clientes. Neste mês de janeiro, durante uma forte chuva em São Paulo, uma consumidora foi derrubada pela força da água, quando ia entrar no restaurante.

O vídeo, é claro, viralizou nas redes sociais, virando memes e gifs. No entanto, o restaurante estava atento a isso e, mostrando preocupação com a sua cliente, se posicionou: começou a procurar a consumidora para uma “noite de estrela” através da página oficial no Facebook, com  Isaac Azar, sócio-fundador do Paris 6, assinando a postagem.

Apenas isso, já rendeu uma resposta da cliente Nathalia Alves, mostrando-se bem e destacando a atenção dada por todos do Paris 6, desde o sócio-fundador, até o manobrista, que estava ajudando-a no momento do acidente.

Poderia ter ficado apenas nisso? Sim, mas o Paris 6 foi além e tornou Nathalia uma cliente vip vitalícia, podendo fazer refeições gratuitas em qualquer unidade do restaurante.

O que isso demonstra?

Qualquer empreendedor poderia, simplesmente, não falar nada sobre o acidente e deixar passar essa onda. Afinal, o incidente não ocorreu dentro do estabelecimento e o Paris 6, teoricamente, não teria nenhuma responsabilidade com a consumidora.

Mesmo assim, com atenção as redes sociais e ao consumidor, enxergando o ser humano em cada um de seus clientes, agiu, e agiu certo! Humanizou o restaurante, mostrou toda a agilidade para a resposta sobre a situação – mesmo não sendo culpa do Paris 6 -, colocou o líder em destaque e pensou apenas em seu cliente, não querendo nada em troca.

Outros cases

Não é incomum algumas empresas entrarem em polêmica por ações de seus funcionários. Empreendimentos como Burger King, FedEx e American Airlines já encararam de frente alguns problemas e, com agilidade e eficiência, reverteram a situação ruim.

Na FedEx, por exemplo, um funcionário foi filmado jogando uma caixa de qualquer jeito, não se importando com o conteúdo interno. O presidente da empresa, Matthew Thornton, gravou um vídeo-resposta às críticas pedindo desculpas e apresentando medidas para que o problema não voltasse a ocorrer.

Já no Burger King, um funcionário postou uma foto nas redes sociais pisando em cima de alfaces da empresa, gerando raiva nos consumidores dos alimentos. Rapidamente, a rede de fast-food se posicionou, localizando o autor da foto, demitindo-o e emitindo um comunicado sobre a solução do caso. Medidas simples, certo? Mas com agilidade: tudo ocorreu em menos de 24h.

A American Airlines passou por uma saia-justa por causa de boatos! Algumas histórias levantaram a possibilidade de uma suposta falência da empresa, que, por sua vez, criou vários canais específicos para falar sobre esses rumores, inclusive dentro do seu site!

A Brastemp também mostrou-se atenta às redes sociais, quando um cliente, depois de 90 dias sem geladeira e 10 ligações para o SAC, colocou o seu refrigerador na porta de casa, gravou um vídeo e postou nas mídias sociais. No mesmo dia a empresa ficou sabendo do caso, entrou em contato com o consumidor, resolveu o problema, investigou onde ocorreu a falha, ofereceu, novamente, treinamento para todos os profissionais para que o problema não se repetisse e se posicionou pela internet e em diversos veículos de comunicação.

Resumindo a história, com o avanço das tecnologias e o crescimento das mídias sociais, é primordial que toda empresa esteja atenta as novidades e seja rápida em responder os seus consumidores, não deixando que o problema vire uma bola de neve e coloque tudo a perder em pouco tempo.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre Relações Públicas e Mídias sociais?

Entre em contato com a gente pelo e-mail contato@lapresse.com.br.

 

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set 27th

LaPresse amplia cartela de clientes em empreendedorismo social

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Empreender, por si só, já é um legado. Mas ser o idealizador ou realizador de uma ideia de negócio que, além de ter potencial, ajudar outras pessoas, é melhor ainda! E, com isso, surgiu o empreendedorismo social, com empresas que, além de comercializarem seu produto ou serviço, ajudam a solucionar os problemas das comunidades nas quais estão inseridas.

Aqui na LaPresse Comunicação, apostamos em uma rica variedade de clientes: instituições públicas, PME, startups, aceleradoras e empresas internacionais.  Agora contamos com duas contas de empreendedorismo social que nos dá muito orgulho: Colombina Realizações e Calça Thai.

No caso da internacional Calça Thai, o empreendedorismo social fala mais alto na contratação das artesãs e costureiras para produção do material, dando a prioridade para as moradoras da Tailândia, que conseguem, além de tudo, colocar toda a sua experiência e expertise local nos produtos produzidos.

colombina capaJá sobre a Colombina Realizações é uma iniciativa capitaneada pelas atrizes Mônica Saturnino e Cintia Sant’Anna, e a produtora Sarah Alonso, que desenvolvem trabalhos que visam utilizar a cultura como caminho para iniciar um diálogo, como o II Festival Funk Favela, realizado no último sábado e foi destaque em veículos como a Veja Rio e Agência de Notícias de Favela.

Esses dois exemplos só mostram um fato super positivo: o crescimento do empreendedorismo social em todo o mundo, se preocupando, além da venda do seu produto e do crescimento do seu negócio, no auxílio da comunidade ao redor da empresa.

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Maio 5th

Reduza da mídia

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Por Luana Weitzel

Hoje é dia de compartilhar um case bem bacana com vocês, o do Reduza, startup criada pelos empreendedores Amador Gonçalves, Alessandro Fontes e Lucas Pelegrino, que entrega o menor preço aos clientes de e-commerce através de descontos, cupons e promoções de forma rápida, simples e totalmente gratuita. “Para as pessoas que já sabem o que e onde vão realizar a comprar, bastar copiar o link do produto, colar no site ‘www.reduza.com.br‘ e clicar em ‘Reduzir Preço’, e para quem não sabe o que ou onde comprar, basta fazer uma busca cuidadosa pelo produto desejado,” explica Alessandro Fontes.

A plataforma, que é uma das caçulinhas de nosso portfólio, foi notícia em nove espaços no mês de abril. A lista de clipping conta com os principais e mais respeitados veículos de comunicação do país como a Exame.com, Info, Catraca Livre, InfoDowloads e InfoMoney. Para ler todas as matérias na íntegra, basta clicar aqui: goo.gl/KWvZxg 

Esse resultado matador é baseado em nossa metodologia que desenvolve para cada cliente uma estratégia sob medida, com produção de conteúdo sobre o negócio que realmente vale como notícia e mapeamento de veículos de maior impacto para alcançar o objetivo de comunicação. Para conhecer outros cases de sucesso da LaPresse, acesse o post ‘Cases de Sucesso: Assessoria de Imprensa na Prática’.

Para saber mais sobre o Reduza: lançada em fevereiro deste ano, a startup foi desenvolvida com o intuito de manter o comércio eletrônico aquecido. E conseguiu, pois, já no primeiro mês de funcionamento, a startup conquistou mais de 2.500 usuários. Atualmente, conta com um portfólio composto por grandes varejista do comércio online como o Walmart, Ricardo Eletro, Hotel Urbano, Centauro, Netshoes, Portal Educação, Submarino, Extra, Novo Mundo, Americanas, Shoptime, Ponto Frio, Lojas MM entre outros.

*Luana Weitzel é jornalista com especialização em negócios pela Fundação Dom Cabral e CEO da LaPresse Comunicação

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jan 14th

Cases de Sucesso: a Assessoria de Imprensa na Prática

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Por Luana Weitzel

Como uma boa jornalista, eu amo histórias. Fábulas, documentários, entrevistas, investigações… tudo me atrai. E foi por isso que escolhi essa profissão, para ser uma contadora de histórias de gente, do cotidiano. Por esse motivo, recebi a missão de dividir com vocês, durante essa semana, as melhores práticas de comunicação para startups e PME’s.

Hoje, vou apresentar três casos de estratégias de assessoria de imprensa que desenvolvemos para empreendedores de negócios em educação, como o Rodrigo Schluchting, do Estudo ao Vivo; comportamento, com Flavio Estevam, do Namoro Fake; cultura, com a Barbara Soledade e Luiz Calvão, do Livre.Ria. São histórias inspiradoras para você tirar seus pensamentos do papel e colocar sua estratégia em prática.

Case Estudo ao Vivo

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O Grupo Estudo ao Vivo é detentor das startups Elo Concursos e a Exato Vestibulares – plataformas online de preparação para concursos públicos e vestibulares, e tinha como objetivo em comunicação aumentar a notoriedade de ambas a nível nacional, tanto no cenário da educação quanto no de empreendedorismo. O desafio era atingir dois públicos distintos. Para isso, demos o que havia de melhor para cada frente: para atrair os vestibulandos e concurseiros, trabalhamos matérias com dicas dos especialistas das plataformas para veículos especializados; e para as editorias de negócios, a performance das empresas, novos produtos e a trajetória empreendedora dos sócios. O resultado: foram mais de 50 matérias em veículos de grande audiência como a revista Exame PME, Folha Dirigida e Estadão.

Palavras do Empreendedor

“O resultado não poderia ser melhor: ganhamos maior visibilidade, conseguimos atingir mais clientes e também fechar novas parcerias estratégicas. De todo o nosso marketing, a assessoria de imprensa feita pela LaPresse tem sido um dos melhores investimentos.”

Rodrigo Schluchting, CEO do Grupo Estudo ao Vivo.

Case Namoro Fake

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Uma das startups mais polêmicas do Brasil, a plataforma inovou ao oferecer a homens e mulheres a possibilidade de contratar uma pessoal real se passar por um(a) namorado(a) falso(a) no Facebook. A missão era gerenciar o relacionamento com a imprensa para gerar o maior número de matérias positivas e trabalhar o perfil empreendedor de seu idealizador, Flavio Estevam. Para executar essa tarefa, dividimos a estratégia de relacionamento com a imprensa em: gerenciamento de oportunidades, com media training pré-entrevista; divulgação de novos serviços, a cada produto e pacote lançado pela plataforma; e agenda de eventos, com as palestras, premiações e eventos que o empreendedor participou. Essa metodologia rendeu mais de 180 publicações no Brasil como Encontro com Fátima, Glamour, G1, e no exterior como ABC News, FoxNews e Mashable.

Palavras do Empreendedor

“Já concedi entrevista para centenas de veículos de mídias nacionais e internacionais e ter uma assessoria de imprensa junto comigo, desde o início do Namoro Fake, foi fundamental para o meu ótimo relacionamento com os jornalistas e imprensa.”

Flavio Estevam, CEO Namoro Fake

Case Livre.Ria

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Idealizado pelo casal empreendedor Barbara Soledade e Luiz Calvão, o projeto cultural visa estimular o hábito de leitura no cotidiano dos cariocas e chamar a população para ocupação de espaços públicos. Nosso desafio era divulgar o evento nas editorias de cultura e comportamento do Rio e estimular os moradores da cidade a participarem. Para isso, estudamos o hábito de leitura do brasileiro, em especial dos cariocas, e o conceito de eventos disruptivos em espaços público para validar o conceito do Livre.Ria. O resultado foi a cobertura da Agência Brasil, G1, NOO – maior portal de comportamento da cidade -, O Globo, a  indicação de programa para fim de semana no RJTV, telejornal da TV Globo, e mais outros 50 espaços.

Palavras do Empreendedor

“Graças à sinergia criada entre as duas empresas conseguimos ter uma grande repercussão do projeto na mídia, aparecendo nos principais veículos brasileiros e em alguns veículos internacionais, surpreendentemente!”

Luiz Calvão, coidealizador do Livre.Ria

Espero que esses exemplo te ajudem a criar uma estratégia adequada seu planejamento em comunicação! Aproveite e leia mais sobre como iniciar esse setor com:

 

*Luana Weitzel é jornalista com especialização em negócios pela Fundação Dom Cabral e CEO da LaPresse Comunicação

 

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abr 8th

BizStart é destaque no Diário do Comércio

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Em uma matéria que tem como tema a expansão e o  aquecimento do mercado de trabalho, a Bizstart  e seu projeto de ensino para o empreendedorismo é destaque. A necessidade de disseminar o conhecimento em um mercado tão dinâmico é um dos aspectos abordados.

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fev 27th

Construindo cases: status versus eficiência

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Por Luana Weitzel*

“Meu público é a classe C. Sair na Flavia Oliveira – coluna Negócios & Cia, O Globo – só vai alimentar meu ego e o que eu quero é resultado para os meus negócios”, disse um cliente em uma de nossas reuniões de briefing. Não é à toa que ficou milionário antes dos 30, pois sabia que o veículo deve estar alinhado com o mercado de atuação do negócio.

Antes de eleger o TechCrunch, TNW, Exame PME, a GloboNews e Programa do Jô como o must have de seu acervo de clipping, é preciso traçar seu objetivo no relacionamento com a imprensa, para depois mapear os veículos que trarão os melhores resultados.

Por exemplo, quando uma startup lança um aplicativo, seu objetivo com a divulgação na imprensa é atrair o maior número de usuários. Se seu app é para o setor financeiro, uma matéria no Valor Econômico é primordial. Mas, se a plataforma é de comparação de preços de produtos em supermercados, o Jornal Extra ou sites com MdeMulher vão atender perfeitamente à empresa.

Sendo assim, o melhor canal para falar com empreendedores de startups são veículos online; profissionais e usuários, em especializada – carreira ou de formação técnica – e segmentada – feminino, infantil, culinária ou educação – e os investidores, em espaços voltado para economia e empreendedorismo, que vai de colunas de negócios a programas de rádio e televisão.

Essa maturidade empresarial resulta um retorno de mídia certeiro, focado no valor do veículo para o empreendimento. Sendo assim, para uma aceleradora é mais relevante noticiar a abertura das inscrições de seu programa em veículos online, fonte de leitura de empreendedores digitas, do que no impresso.

Seja qual for a área de atuação, o importante é saber direcionar os assuntos para o mailing – lista de contatos com nome do jornalista, veículo, editoria, e-mail, telefone e outras informações – eficaz. Esse é o primeiro passo para atingir o público-alvo desejado e, consequentemente, ter a atenção voltada para o seu negócio.

 

*Luana Weitzel é fundadora da LaPresse Comunicação e pós-graduada em Comunicação Empresarial

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