O release é a principal ferramenta no trabalho de assessoria de imprensa. É por meio dele que os assessores comunicam um fato relevante para a imprensa. E se você quer utilizar essa estratégia de comunicação para o seu negócio, sugiro que se atente a essas cinco dicas essenciais para que seu email se transforme em uma entrevista e não marcado como um spam.
1- Dê aquilo que a imprensa procura
Tenha em mente que os jornalistas procuram notícias que sejam ao mesmo tempo relevantes, oportunas e prestem algum tipo de serviço para a sociedade. Além de responder ao lide jornalístico – parágrafo de abertura que explica o quê, quem, quando, onde, como e porquê -, valide com dados e justificativas plausíveis o porquê do seu produto/serviço ser relevante, além de mostrar ao repórter o tamanho do mercado em que você atua e qual é o impacto da Startup para a economia e fortalecimento do ecossistema por exemplo. Uma pauta é oportuna quando acrescenta algo novo na área de cobertura da coluna/editoria/programa do qual você selecionou para envio. Por isso, ao escrever o texto, fique para responder o que sua pauta traz de novo para os leitores/internautas/telespectador desse veículo.
2- Atenção ao título
Em frações de segundos o jornalista decide se vai enviar seu release direto para a lixeira ou irá abrir para ler do que se trata. E seu título fará toda diferença nessa decisão. Por isso, deve conter o maior número de informações relevantes com o menor número de caracteres. É ser enxuto, informativo e atraente como um tweet, que em 140 caracteres resume uma notícia e te chama para a leitura completa no portal.
3- Mantenha o texto curto
O release deve conter, no máximo, 30 linhas e apresentar informações contundentes sobre a Startup. Frases curtas e linguagem simples. Mesmo que seu negócio tenha tecnologias complexas não caia no erro de usar jargões. O jornalista escreve para todos compreenderem e o release deve ser didático. Coloque as informações mais importantes no início e depois vá detalhando no decorrer dos parágrafos.
4- Detalhes do texto
O release é uma notícia a ser publicada, portanto não escreva na primeira pessoa e evite adjetivos. Foque nos fatos. O texto deve ser redigido em voz ativa – sujeito, verbo e predicado – e no presente. Prefira os verbos de ação do que os de estado. Evite expressões genéricas, cite fontes, fundamente ideias com dados creditados. Lembre-se, conteúdo jornalístico fundamenta-se na credibilidade.
5- Teste o release
Se apenas o primeiro parágrafo fosse reproduzido, ainda assim captaria a história? Se a resposta for sim, tudo bem. Tenha em mente que coesão e coerência são princípios básicos de todo texto, por isso, seja claro, conciso, direto, preciso, simples e objetivo. Do contrário, reescreva até alcançar esse formato. A repetição é a mãe da aprendizagem.