A gente já falou em como é importante para as pequenas e médias empresas criarem um ciclo de comunicação. E também explicamos como estruturar a comunicação interna para potencializar os resultados no relacionamento com seu público-alvo. E neste post vamos como alinhar a Assessoria de Imprensa, o Marketing de Conteúdo e as Relações Públicas ao seu objetivo de mercado.
Comunicação através da Assessoria de Imprensa
Além de ser uma ferramenta forte para a retenção e fidelização de consumidores (falamos melhor sobre isso aqui), também é a mais eficiente para a atração de novos consumidores, pois o jornalista, blogueiro ou youtuber é visto pelo seu público como um especialista, o que aumenta a credibilidade da empresa. E uma citação dele sobre seu negócio é com um aval para a compra de seu produto ou serviço.
Para isso, é preciso priorizar os veículos que estão alinhados aos seus consumidores. Por exemplo, uma agência de turismo voltado para o público de terceira idade deve apostar em espaços tradicionais como jornal, revista, TV e rádio. Já uma startup pode investir à vontade na web e direcionar para a imprensa de negócios se for B2B e grandes portais ou de nicho para B2C.
Comunicação através das Relações Públicas
Como o próprio nome diz, o forte dessa ferramenta é o relacionamento e seu objetivo é influenciar parceiros e pessoas de renome do seu mercado. Por ser uma ferramenta polivalente ela pode trabalhar a credibilidade ao fortalecer os laços da marca com formadores de opinião; pode aumentar a visibilidade com ações diretas no consumidor final como palestras, webinar e eventos de lançamento de produto e serviços; ou auxiliar no reposicionamento identificando novos parceiros e atitudes que a empresa deve tomar frente ao seu público. Em nosso post ‘RP pra quê?’ tem várias dicas para pequenas e médias empresas.
Comunicação através do Marketing de Conteúdo
Diferente da publicidade que tem um discurso mais agressivo de vendas, o Marketing de Conteúdo vai estruturar os canais institucionais e fortalecer o diálogo com seus clientes, além de estimular o marketing de boca a boca. Dessa forma é possível criar um fluxo constante de vendas com quem já conhece a empresa e ao mesmo tempo estimula os possíveis clientes a realizarem sua primeira compra.
Além de se relacionar com seu público, você poderá mapear os influenciadores digitais de seu clientes e fortalecer o relacionamento com eles, marcando almoços e cafés para uma troca de experiência e recebimento de dicas para um melhor desenvolvimento do trabalho.
No nosso texto “Seis dicas para planejar suas ações em redes sociais” falamos sobre os passos para melhorar a sua comunicação nas mídias sociais. Além disso, no nosso post sobre “Relacionamento com o cliente através das Mídias Sociais” também falamos de medidas simples a serem tomadas para deixar a comunicação com o seu consumidor fluindo da melhor maneira possível.