Já pensou em estar a frente de uma empresa onde ninguém se comunica? Imagine a falta de sincronia entre os departamentos, onde ninguém saberia exatamente o que estaria ocorrendo, com a “rádio-corredor” crescendo desenfreadamente e prejudicando todas as etapas de trabalho. Conseguiu visualizar? Pois é. A falta de comunicação pode causar sérios problemas de eficiência, o que é convertido para prejuízo ao seu negócio.
Exatamente por isso é necessário uma forte comunicação interna, com todos os departamentos trabalhando em unidade e visando um mesmo objetivo: o crescimento da empresa e a superação de todos os obstáculos que possam surgir pelo caminho.
Por esse motivo, é importante apresentar, de forma didática, para a sua equipe qual é objetivo da empresa no trimestre, semestre ou ano e como as ações de relacionamento com o cliente serão realizadas e o resultado esperado de cada uma.
Aponte também as prioridades e como cada um vai contribuir nesse processo. Este momento vai estimular o feedback deles, que será muito rico, já que é de quem está na execução e poderá mostrar os pontos cegos ao empreendedor.
Outro público importante são seus parceiros. A cada estratégia traçada é preciso analisar quem fica e quem sai, como também aqueles que vão entrar no radar para um approach. Para isso, marque um bate-papo, alinhe expectativas e como cada um ajudará o outro no crescimento de seus negócios.
Com seus funcionários e parceiros engajados na estratégia do negócio, é hora de fatiar mês a mês o plano de comunicação com o plano para o time de marketing e vendas que são os que lidam com seus consumidores. E por fim, colocar o bloco na rua!
Agora é hora de pensar em como a Assessoria de Imprensa, Produção de Conteúdo e Relações Públicas podem te ajudar a conquistar seus objetivos, em nosso post complementar: “Como fazer comunicação externa para PME‘
Quer saber mais sobre como construir ciclos de comunicação? Leia o post ‘Como construir um ciclo de comunicação para PME’.
E lembre-se que para o sucesso de ações em comunicação é importante sempre revisitar seu planejamento pois os resultados podem levar a novas soluções e nichos de mercado. E esse retorno ao ponto de partida leva a uma reavaliação e adaptação ao cenário atual.