2015 promete ser um ano de trabalho duro. A incerteza em relação ao cenário econômico de nosso país exige dos empreendedores montarem a estratégia de cada setor de seu negócio como uma frente de batalha. E, para vencer essa guerra, um planejamento em comunicação assertivo em assessoria de imprensa pode transformar a mídia em aliada para alcançar suas projeções.
O primeiro passo é alinhar suas metas comerciais com a frente de atuação no relacionamento com a mídia. Com isso, os conteúdos dos releases que for divulgar na imprensa devem destacar pontos que reforcem o posicionamento de sua startup para o próximo ano.
Na prática funciona assim:
Se a sua tática será a de se resguardar, aposte no branding, trabalhando sua marca em veículos voltados para os formadores de opinião e especialistas de seu mercado.
Para quem for apostar em novos mercados, devido a diminuição da concorrência que tempos de crise traz, a orientação é comunicar-se com o seu público e o tipo de canal que deverá apostar vai variar de acordo com a faixa etária, escolaridade e classe social.
E, para aqueles que estão à procura de aporte de capital, mostrem como seu negócio faz mais com menos, adaptando-se de forma ágil à cena do mercado para veículos especializados em negócios.
Assim, cada matéria publicada e entrevista concedida sobre sua startup poderá ser trabalhada diretamente com sua audiência, potencializando a atração de leads qualificados e seu resultado em vendas, com o compartilhamento desse conteúdo por meio de e-mail marketing e redes sociais.
Para saber mais sobre como montar o planejamento de comunicação de sua startup para 2015, baixe aqui.