Por Luana Weitzel*
“Meu público é a classe C. Sair na Flavia Oliveira – coluna Negócios & Cia, O Globo – só vai alimentar meu ego e o que eu quero é resultado para os meus negócios”, disse um cliente em uma de nossas reuniões de briefing. Não é à toa que ficou milionário antes dos 30, pois sabia que o veículo deve estar alinhado com o mercado de atuação do negócio.
Antes de eleger o TechCrunch, TNW, Exame PME, a GloboNews e Programa do Jô como o must have de seu acervo de clipping, é preciso traçar seu objetivo no relacionamento com a imprensa, para depois mapear os veículos que trarão os melhores resultados.
Por exemplo, quando uma startup lança um aplicativo, seu objetivo com a divulgação na imprensa é atrair o maior número de usuários. Se seu app é para o setor financeiro, uma matéria no Valor Econômico é primordial. Mas, se a plataforma é de comparação de preços de produtos em supermercados, o Jornal Extra ou sites com MdeMulher vão atender perfeitamente à empresa.
Sendo assim, o melhor canal para falar com empreendedores de startups são veículos online; profissionais e usuários, em especializada – carreira ou de formação técnica – e segmentada – feminino, infantil, culinária ou educação – e os investidores, em espaços voltado para economia e empreendedorismo, que vai de colunas de negócios a programas de rádio e televisão.
Essa maturidade empresarial resulta um retorno de mídia certeiro, focado no valor do veículo para o empreendimento. Sendo assim, para uma aceleradora é mais relevante noticiar a abertura das inscrições de seu programa em veículos online, fonte de leitura de empreendedores digitas, do que no impresso.
Seja qual for a área de atuação, o importante é saber direcionar os assuntos para o mailing – lista de contatos com nome do jornalista, veículo, editoria, e-mail, telefone e outras informações – eficaz. Esse é o primeiro passo para atingir o público-alvo desejado e, consequentemente, ter a atenção voltada para o seu negócio.
*Luana Weitzel é fundadora da LaPresse Comunicação e pós-graduada em Comunicação Empresarial