Sedução é sedução desde que o mundo é mundo. E nós, assessores de imprensa, como encantadores de gente de imprensa, jornalistas de redação, blogueiros e formadores de opinião, tivemos ao longo de nossos 100 anos de profissão nossa técnica quase intacta:
- Entrevistar nosso cliente;
- Transforma o bate-papo em release ou nota;
- Selecionar os jornalistas e blogueiros com perfil de interesse com o material;
- Fazer o follow up e correr para o abraço!
A tecnologia em forma de startups agregou novas ferramentas nesse processo como plataformas de distribuição de release, sala de imprensa online, aplicativos para baixar áudio e vídeos de entrevistas, além de aproximar blogueiros e jornalistas dos leitores com as versão mobile. Até o release, que se restringia ao texto, hoje conta com fotos, áudio e vídeo sem lotar a caixa de email do coleguinha. Mas toda essa facilidade fez muito assessor chorar porque facilitou o acesso direto dos clientes e prospects à imprensa e vice-versa.
Para se manter na corrida, é preciso ir além de conquistar espaços para seus clientes e se posicionar como uma consultoria estratégica em comunicação, atuando no relacionamento com a imprensa, estudo da concorrência e mercado, levantando oportunidades e abrindo diálogo com formadores de opinião e seus usuários. Digno de uma assessoria de imprensa 3.0.
Na prática seus processos de comunicação precisarão do seguinte start ou up grade:
Conteúdo Personalizado
A imprensa se interessa por lançamento de novos negócios – disruptivos, com nova roupagem ou em mercados inexplorados -, aporte de capital, aquisições, balanços e infográficos com pesquisas. Mas cada tipo de mídia pede um enfoque diferente da notícia. Então, tenha em mente que relevância não está ligada a quantidade, e colunas e veículos concorrentes devem ser trabalhados individualmente, com conteúdos exclusivos.
Email Marketing
Essa ferramenta poupa o seu tempo e do jornalista, pois você traça estratégias de follow up específicas para os mais relevantes que abriram a mensagem. Além de analisar, de acordo com a abertura do email, a aceitação do conteúdo e a continuidade ou encerramento de uma divulgação.
Big Data
Foi-se o tempo em que jornais, revistas, emissoras de rádio e TV eram as fontes exclusivas de informação. Canais como blogues e portais especializados produzem informações muito mais quentes. Para não perder nada, use o Google Alerta para acompanhar as notícias sobre seus clientes e área de atuação.
Sala de Imprensa
Em forma de aba ou no rodapé no site do negócio, reúne informações como o release, fotos e vídeos de divulgação, entrevistas e matérias sobre a empresa. Tudo isso em fácil acesso para jornalistas, blogueiros, formadores de opinião e até o seu usuário. Também pode ser replicado no site da assessoria de imprensa ou em plataformas especializadas. Quanto mais melhor, mas mantenha todas atualizadas.
*Luana Weitzel é jornalista com especialização em negócios pela Fundação Dom Cabral e CEO da LaPresse Comunicação