Uma vez bem compreendido e executado pelo assessor, o follow up é uma ferramenta imprescindível e determinante no trabalho de assessoria de comunicação, permitindo conhecer melhor o perfil de pauta de cada veículo e sua rotina de produção, bem como estreitar o relacionamento com os jornalistas.
Quando realizada como manda o figurino, essa prática de relacionamento pode levar o assessor a se posicionar como um parceiro, sendo sempre lembrado e procurado pelos coleguinhas de redações. Por outro lado, quando mal aproveitada, pode se tornar perigosa para sua reputação, correndo o risco de serem encarados como chatos ou inconvenientes por repórteres e editores que fazem a outra ponta do trabalho de Comunicação.
O que separa o assessor chato do assessor querido pelas redações são simples cuidados que fazem toda a diferença durante o follow up. O primeiro deles é bem simples: dominar o assunto da pauta e conhecer bem o tema que você está sugerindo para a redação. Assim, você saberá esclarecer as dúvidas dos jornalistas e terá mais segurança para ajudá-los a entender melhor a sugestão e como aproveitá-la.
Não adianta tentar vender o peixe de qualquer jeito. Além de desgastar a relação com o jornalista, o assessor pode demonstrar que está mais preocupado em projetar seu cliente do que em colaborar com o colega e aí todo trabalho pode ir por água abaixo. Entender sobre o assunto que você sugere e saber qual a sua real importância para o público, faz a pauta se tornar uma matéria de relevância e contribui para o sucesso do trabalho de assessoria.
Outro detalhe importante é conhecer os horários de fechamento dos veículos para evitar ligar nos momentos mais inoportunos para o jornalista. Para não tomar um tempo que o colega já não tem, conhecer a rotina das redações e assim quando o jornalista poderá conversar com você melhor ajudará a criar um bom relacionamento com as redações e assim, mais chances você terá de ter bons resultados.
A conversa com o jornalista é o momento que o assessor tem para despertar o interesse pela pauta que não surgiu no primeiro contato por e-mail, de fisgar a atenção do colega e criar oportunidades para que ele utilize a pauta sugerida. Por isso o follow up é tão importante na assessoria de imprensa. Tomando esses cuidados e acrescentando uma dose de simpatia e bom senso, a técnica tem tudo para ser um momento de troca bastante proveitoso para assessores e jornalistas.