Blog

mar 6th

Informação, uma ferramenta de negócios

Posted by with No Comments

Por Luana Weitzel*

O jornalista é um investigador nato porque pesquisa a veracidade de tudo que recebe: se o portal está no ar, a funcionalidade do aplicativo, as qualificações da fonte, a credibilidade da pesquisa e o histórico da empresa. E todo este compromisso com o leitor-espectador-internauta transforma a notícia em um documento.

Isso mesmo: uma matéria é uma prova. Tanto que já vi casos de empresários comprovarem a sociedade em juízo com textos publicados em jornais. Como também tive clientes que usaram reportagens sobre seus negócios para obter uma linha de crédito mais ampla e até um investimento-anjo mais satisfatório.

O texto jornalístico tem o poder de refletir um momento social. E, para o mundo dos negócios vai além, e oferece três funções gerenciais: construção e fortalecimento de marca, apontador de movimento do mercado e indicador de tendência.

O primeiro passo para transformar a matéria em uma ferramenta estratégica é ‘ler’ fora da caixinha, ou seja, incluir em sua lista a leitura de editorias e veículos de  áreas correlacionados ou de impacto para o negócio, como política e economia. Estas novas terras apontarão upgrades de mercado, oportunidades de negócios, parceiros e até ações de marketing.

Isso porque uma reportagem sobre um projeto de lei para isenção de impostos pode resultar em um planejamento para investir, no futuro, esta verba em inovação e pessoal, como também ações de apoio ao movimento. Assim, como entrar na onda Harlem Shake mostra como sua empresa é moderna e antenada. A forma como usará esta informação vai depender de sua estratégia de mercado.

 

 

*Luana Weitzel é fundadora da LaPresse Comunicação e pós-graduada em Comunicação Empresarial

Tagged with: , , , , ,

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *