Por Luana Weitzel*
Milton Nascimento já cantava: ‘Brasil, você é lindo! 500 anos te descobrindo’. Se demorou tanto tempo para desbravar nossas terras, que dirá para conhecer as inúmeras realidades e estágios de negócios em nosso país. Mas, a cada palestra que dou sobre comunicação, vou conhecendo um pouco mais as dúvidas dos empreendedores em comunicação. E, na última quinta-feira, quando falei sobre ‘Comunicação para PMEs’ no I Encontro de Mulheres que Decidem RJ, teve uma questão levantada pelas empreendedoras que me tocou bastante: Como desenvolver ações de RP offline?
Como a gente já comentou por aqui, para as ações de relações públicas tem como objetivo encantar a persona do seu objetivo em comunicação que, de acordo com a sua meta, vai gerar resultados em vendas, aproximá-lo de seus parceiros ou te posicionar entre os líderes de mercados. E alcançá-los depende de sua estratégia e não do meio que irá utilizar – online ou offline.
O primeiro passo para você delinear suas ações em Relações Públicas fora do mundo web, é definir em quais desses três perfis seu negócio se encaixa: B2B, para soluções que atendem empresas, e o B2C, para negócios voltados para o usuário final, ou seja, nós, meros consumidores, e B2B/B2C, aqueles que resolvem a vida de ambos.
B2B
Para esse público, aposte na interação. Então, foque suas energias em atividades que mostrem como seu negócio resolve os problemas de seu cliente, mas, sem ser comercial, hein! Para isso, apóie e patrocine eventos voltados para seus clientes, compartilhe seu conhecimento por meio de palestras e mentorias e frequente eventos de networking para seu mercado de atuação.
B2C
A experiência do usuário é a palavra de ordem. Então, aposte em ações que seus público crie boas sensações internas. Por exemplo, se você atua na área de beleza, pode realizar um Whorkshop sobre automaquiagem e suas futuras clientes vão sentir segurança em seus conhecimentos para contratá-lo. Quem é da área de gastronomia, pode compartilhar pequenos truques de cozinhas em suas sacolas de viagens ou embalagens. Também vale participar de eventos e campanhas que expressem a filosofia de sua empresa para seus consumidores.
B2B/B2C
Não é porque a língua portuguesa e o espanhol vieram do latim que podemos viajar para a Argentina sem precisar aprender o idioma. Então, personalize as ações de RP para cada público seguindo as regras que já foram apresentadas. E vai uma dica: crie um cronograma de atividades foque em cada frente em um período distinto. Quanto mais centrada for sua estratégia, melhores os resultados.
Agora que já tem as ferramentas básicas, trace seu plano e mãos à obra!
*Luana Weitzel é jornalista com especialização em negócios pela Fundação Dom Cabral e CEO da LaPresse Comunicação