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jan 16th

RP: Como conquistar os públicos além da imprensa

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Por Luana Weitzel*

Antes de começar a falar sobre as armas de relações públicas para potencializar seu negócio, é preciso esclarecer uma dúvida secular: qual a diferença das atividades executadas por um RP para a de um assessor de imprensa? Vamos lá!

O assessor de imprensa cuida do relacionamento da marca com a mídia, trabalhando desde a definição da estratégia até o monitoramento de publicações sobre a empresa. Já o RP atua junto ao público que vai além dos jornalistas, repercutindo a história e a filosofia do negócio e, assim, atraindo investidores e parceiros, transformando clientes e funcionários em embaixadores da marca.

Sendo assim, o relações públicas é a liga entre as estratégias de assessoria de imprensa e a de marketing inbound ao trabalhar a repercussão da empresa na mídia e o encantamento dos clientes para potencializar os resultados do negócio, aproximando a marca de seus parceiros, posicionando seus gestores com líderes de mercados e formadores de opinião.

Agora que já sabe o que esperar de um trabalho em RP, listamos seis atitudes para incorporar nas rotinas de comunicação de sua empresa e correr para o abraço!

  • Leia o máximo de notícias do seu setor de atuação. Assim, terá time para criar ações de marketing em tempo real e até se posicionar formalmente via assessoria de imprensa.
  • A sala de imprensa é seu “selo Inmetro” de qualidade. Ali, reunirá as matérias que qualificam seus produtos/serviços, releases de apresentação da empresa, sócios e lançamentos, bem como todo material de apoio como fotos em alta resolução, vídeos institucionais e podcasts. Ela será a sala de visitas tanto da imprensa quanto de seus leads.
  • Newsletters periódicas e mailing selecionado são ótimas formas de reverberizar pautas para um público altamente qualificado. Assim, você facilita o acesso aos fundos de investimeno quando os nutre com matérias sobre o desempenho de seu negócio, aumenta o número de vendas com entrevistas sobre a febre ou inovação que trouxe para o mercado e lideranças de mercado em pautas que se posiciona sobre desempenho geral de seu setor, tendências e cases.
  • As redes sociais funcionam como um ponto de conversão de imprensa, usuários e parceiros. Então, utilize-as para compartilhar o posicionamento de seu negócio, conectar-se com blogueiros, nutrir seus clientes e reverberizar matérias, artigos, participações em eventos e o cotidiano de sua equipe.
  • Como CEO, você é a personificação de seu negócio. Sua presença online é uma extensão de sua empresa e um ótimo espaço para desenvolver um networking poderoso. Por isso, seja presente e acessível nas redes sociais. Tenha cuidado redobrado sobre o que compartilhar e se posicionar, prezando sempre a coerência com a filosofia de sua empresa. Está liberada a republicação de posts e artigos seus e sobre seu negócio.
  • Sempre meça os resultados. De acordo com a sua estratégia, ele pode ser avaliado pela interação de seus usuários com seu conteúdo, a replicação de tweets por jornalistas e formadores de opinião, o convite para palestras em eventos de grande repercussão ao junto ao seu alvo ou a facilidade de acesso a pessoas e empresas chaves de mercado.

 

Para saber mais sobre como alinhar as ações em comunicação, leia nosso overview para iniciar seu planejamento de comunicação.

Boa jornada e que em 2015 você colha resultados excelentes!

*Luana Weitzel é jornalista com especialização em negócios pela Fundação Dom Cabral e CEO da LaPresse Comunicação

 

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