De todos os processos de assessoria de imprensa, o mais valorizado pelos clientes é o clipping, pois representa o resultado concreto dos esforços, que começam na produção de conteúdo, passando pelo relacionamento com o jornalista, culminando em entrevista e sua publicação. É o mais palpável do investimento feito nesse tipo de comunicação.
O clipping não deve ser visto como uma métrica de vaidade, mas uma potente ferramenta comercial que auxiliará o empreendedor a atingir os objetivos para crescimento do negócio. O efeito de tais publicações não se restringe apenas ao dia em que foram veiculadas. Sempre recomendamos aos clientes que trabalhem junto ao seu público-alvo esse material, para repercutir potencialmente o que a mídia está dizendo sobre eles.
O grande segredo é a sua distribuição para aqueles que acompanham seu negócio e/ou podem se tornar parceiros estratégicos. Uma dica é a criação de mailings segmentando os leads em: parceiros, colaboradores, networking, investidores, por exemplo. Cada público, por sua vez, possui um canal adequado para consumir esse conteúdo, pois é necessário observar a linha editorial de cada veículo e o tipo de leitor/ouvinte/espectador a que se destina.
Um exemplo prático: se a sua empresa saiu no Valor Econômico – jornal de circulação nacional, voltado para investidores, gestores, executivos de alto escalão e formadores de opinião -, o clipping deve ser trabalhado junto ao mailing de investidores, através de um email marketing, mas cuidado para não se tornar um spammer, hein. Assim, se você estiver em busca de um aporte, terá um portfólio bacana para apresentar na negociação. Se a história do negócio foi destaque no ‘Grandes Ideias’, seção da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, distribua para seus colaboradores e parceiros. Com certeza, ficarão tão felizes quanto você.
Outra forma de trabalhar o clipping é através das redes sociais. Se a sua empresa é B2C e saiu uma matéria na Exame.com, repercuta a publicação na sua fan page do Facebook. E aquela mesma matéria do Valor Econômico vale para um LinkedIn, com uma linguagem mais apropriada para o canal.
Trabalhando o clipping junto ao público correto, através dos canais apropriados, ganha-se uma poderosa ferramenta comercial para sua empresa. Mais que um portfólio sobre suas ações, as publicações devem impulsionar seu negócio e aproximá-lo do público desejado e do crescimento estipulado.