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Maio 5th

A disputa entre Instagram e Twitter coloca em cheque a capacidade do microblog como plataforma de marketing

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Quando se trata de redes sociais tudo acontece muito rápido. Do surgimento ao sucesso meteórico leva pouco tempo, tanto quanto da ascensão à queda, caso do jurássico MySpace que em 2004, ano de surgimento do Facebook, reinava absoluto e hoje tenta se reinventar para sobreviver. Agora, Twitter e Instagram disputam em busca de sucesso nas métricas que garantam sucesso como número de usuários e o tempo que eles passam conectados. E nesses quesitos o Instagram está bem melhor que o microblog.

Segundo E-marketer , instituto norte-americano referência em análise sobre o mercado digital, divulgou uma pesquisa  que afirma que o Instagram já ultrapassou o Twitter nos Estados Unidos. Globalmente, o microblog ainda possui uma base maior de usuários, com 240 milhões contra 200 milhões do Instagram. Porém, dados do L2thinktank , instituto de inteligência digital dos Estados Unidos  mostram que a rede social de compartilhamento de imagens chegou a uma base de 150 milhões de usuários ativos na metade do tempo do concorrente e em 2013 a companhia adicionou 60 milhões de usuários ativos em sua base. Nesse período, o Twitter conseguiu apenas 37 milhões de usuários.

Os dados deixam claro a diferença entre as duas companhias. A rede adquirida por Mark Zuckerberg demonstra ter maior força de tração e o microblog parece ter perdido seu poder de expansão e o foco da companhia agora deve se voltar para manter o engajamento da sua base, aumentando a receita a partir dela. Se irá conseguir é uma outra questão.

Outro ponto importante, é a capacidade do Twitter atrair anunciantes. Que a plataforma é útil como um gerador de lead gratuito é fato, a questão é se ela irá conseguir entregar um retorno positivo sobre o investimento em mídia para um número grande de empresas “calda longa”, estratégia que sustenta negócios grátis, como o Google e Facebook. A questão é se terá valor suficiente como plataforma de marketing. O fato é que o microblog está longe de conseguir segmentação de público e o alcance que o Facebook entrega. E pelo que indicam os dados o Instagram também acaba de deixá-lo para trás.

Hoje, o Instagram apresenta o maior engajamento das redes sociais, inclusive maior que a do Facebook. Além disso, 93% das marcas mais prestigiadas do mundo tem uma conta no Instagram. Esses fatores demonstram que a rede de compartilhamento de imagens está pavimentando bem o caminho para monetização. Ao que tudo indica em breve o montante de 1 bilhão de dólares pago pelo Facebook irá parecer uma pechincha, quanto ao Twitter é mais difícil saber seu futuro.

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