O poder de segmentação faz do Facebook uma excelente plataforma de mídia para Startups e PMEs
A maior rede social do mundo também pode ser uma importante ferramenta de marketing para Startups e PMEs. Se você tem um negócio provavelmente seu público está usando a rede criada por Mark Zuckerberg. E isso é um bom motivo para você considerá-la na sua estratégia de comunicação. A questão é como você irá fazer para aproveitar o máximo da visibilidade, do engajamento e dos negócios que podem ser gerados. Veja, abaixo, alguns pontos fundamentais que devem ser considerados em sua ação com o Facebook.
1) Defina o motivo para estar no Facebook
Uma empresa não deve criar um página no Facebook apenas porque muitas empresas estão na rede social. É preciso ter um motivo e esse motivo é o que irá direcionar todas as ações na rede social. Seu motivo pode ser utilizá-lo como um serviço para o cliente, desenvolvendo uma estratégia de SAC 2.0, por exemplo, pode ser envolver seu público-alvo com um conteúdo relacionado ao seu negócio, aproximando-se do seu produto ou serviço. Ou simplesmente você pode utilizá-lo como um canal de venda.
2) Rede social é conteúdo
Conteúdo é rei não esqueça disso. E é através dele que você irá atrair a atenção do seu público. Portanto, pense em conteúdo atrativo e que tenha relação entre seu negócio. Foto de gatinho não ajuda, a menos que seu negócio seja um Pet.Shop. O Facebook está cada vez mais multimídia, por isso, explorar conteúdos em vídeos e imagens é muito importante.
3) Pague e apareça
Não tem jeito. Se você quiser que seu conteúdo atinja um número relevante de pessoas você vai ter que pagar. Mudanças no algoritmo da rede social tem tornado o alcance orgânico cada vez menor. Hoje, está abaixo de 3%. Se você trabalhou para conseguir 5000 mil fãs, até pagando publicidade para isso, as publicações da sua página alcançarão em torno de 150 pessoas. A solução é usar o Facebook como uma plataforma de mídia, promovendo seus conteúdos de forma segmentada. Nesse sentido, nenhum cana
l possui o maior poder de segmentação do que o negócio de Mark Zuckerbeg.
4) Mensure os resultados
John Wanamaker, um dos maiores “publicitários” do século XX cunhou a famosa frase “Metade do que eu gasto com publicidade é desperdiçado; o problema é que eu não sei qual metade” As métricas digitais são um verdadeiro oasis para quem sempre investiu às escuras. Na internet tudo pode ser mensurado. Então, analise os dados de engajamento com seu público. Pense nos objetivos que você estabeleceu e se está alcançando e o que precisa fazer para otimizar os resultados.