No inicio da tarde, um público de cerca de 300 pessoas teve a chance de entender o funcionamento do mercado de empreendedorismo digital e descobrir quais são os 14 segredos de uma startup de sucesso. Esse foi o tema do bate-papo conduzido por Gustavo Caetano – presidente da Associação Brasileira de Startups (ABSatrtups) e CEO da Samba Tech, empresa líder na produção de vídeos independentes na America Latina – durante o Brazilian Application Seminar (Brapps), em Brasilia.
“Não podemos criar uma startup que atenda a todos. Temos que focar em um nicho de mercado específico e desenvolver um negócio focado em resolver um problema real,” explica. Caetano apontou as startups que se tornaram altamente lucrativas sem que para isso houvesse a necessidade de desenvolver tecnologias altamente complexas e, citou como exemplos empresas como o Instagram vendido por US$ 1 bilhão para o Facebook e o What’s App, que vem despertando um certo interesse no Google.
Entre outros pontos importantes para que quer se dar bem no mercado, o especialista ressaltou a questão da flexibilidade. O modelo de negócios em si não é o que determina a consolidação do empreendimento. “A logica é: planeje menos e faça mais. Faça experimentações para descobrir o se o que está sendo desenvolvido faz sentido, não acredite em tudo que esta escrito no planejamento do modelo de negocio, diz.”
O presidente da ABStarups ainda explicou que é possível competir de igual para igual com as empresas de grande porte. Uma das alternativas e fazer uso da mídia para mostrar que o empreendedor realmente lidera o seu nicho de mercado. “Estar na mídia traz credibilidade ao negocio. As pessoas passam a enxergar a sua empresa como líder no segmento de mercado em que atua,” afirma.