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jan 22nd

Relação cliente/assessoria: acertando o passo

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A comunicação deve ser vista como uma ferramenta estratégica para o sucesso de um negócio, evento, ideia, personalidade. Muitas vezes, o cliente procura uma assessoria de imprensa porque sente/ouviu falar da necessidade da divulgação, mas, por não dominar os mecanismos, demora a perceber os resultados.

Por causa disso, o cliente acaba atropelando muitas vezes o trabalho da assessoria. Um comportamento clássico é o próprio assessorado entrar em contato com veículos e não comunicar a sua agência sobre. As consequências podem ser desastrosas: na ânsia de aparecer, não percebe que o veículo pode estar desalinhado a sua proposta de negócios, não vai atingir seu público-alvo e pode até tornar-se referência negativa no segmento quando mal interpretado.

Outro efeito é o descontrole sobre as demandas de imprensa que chegam. É preciso pensar, sugerir de acordo com o perfil do jornal e o feeling do momento, fazer follow up, enviar material, acompanhar, clipar, avaliar, relatorizar… Muita coisa, não? Por isso muitos se perdem no processo quando não tem o know how adequado. O trabalho de assessoria é mais complexo do que se imagina.

Mas isso não é algo incontornável. Pequenos ajustes podem fazer a diferença nesse relacionamento, como conversas frequentes, relatórios para tangibilizar o que é feito, pró-atividade e até links com contatos de imprensa no site do assessorado, como uma sala de imprensa virtual, que organizam as solicitações dos veículos. Estando as expectativas do cliente e as ações da assessoria alinhadas, os resultados serão os melhores possíveis.

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